sexta-feira, 15 de junho de 2012

O SILÊNCIO


Diria Pascal, Blaise, que o “Silêncio é o maior dos martírios; nunca os santos se calaram”.
No meu entendimento o silêncio é uma arte. É preciso ser-se tolerante para se viver em silêncio, porque os gritos e clamores podem ser estrangulados, mas ninguém consegue vingar-se do silêncio.
Fui treinado a estar em silêncio. Ensinaram-me que apenas o silêncio é grande, que tudo o mais é debilidade. Não que eu queira ser forte, onde outros possam ser débeis. Mas, eu próprio me sinto melhor e capaz quando estou em silêncio. Já houve alguém, que muito considero, que me disse que eu era “low profile”. Ainda bem e obrigado. Para mim é um elogio. Porque, quando se fala, é preciso que antes possamos ter a capacidade de reflectir, e esse, é um dom pouco exercitado por cada um de nós.
E que melhor do que o silêncio para reflectir?
Quantas vezes não sentem a necessidade de reflectir? Mas, a falta do silêncio, compromete, muitas das vezes, a possibilidade de reflectirmos, a perguntas básicas, como…” Quem somos, para onde vamos e qual será o nosso destino.”?
Pensamos que a vida é o material e que a espiritualidade se pode comprar como quem compra uns ténis, em qualquer sapataria de um, qualquer, centro comercial. Mas, deixo isso à consideração de cada um. Desde que o homem descobriu a necessidade da existência dos “deuses”, encontrou a espiritualidade. Deixou de caçar e passou a trabalhar para o seu sustento, enquanto, nos seus momentos de descanso, se dedicava a alimentar, a sua alma.
Por último, se nada disto for o resultado de se estar em silêncio, este, também, pode ser, como disse “Séneca”, que "Os desgostos da vida ensinam a arte do silêncio."

Sem comentários: