sábado, 15 de janeiro de 2011

A FÁBULA DO LEÃO E DO COELHO

Era uma vez um coelho que tinha domesticado um leão.
O coelho varria o capim e o leão protegia o coelho, do assalto, dos depredadores. Caçava ali e acolá, na expectativa de comer, os despojos da vítima. Foi engordando à custa das presas, levantadas pelo coelho, conforme este ia comendo o capim. É óbvio que o coelho andava gordo e anafado e mal conseguia correr. Até que passou a andar escondido debaixo do capim. O leão, ao ver o coelho tão gordo e anafado, pensou que podia também engordar. E disse para ele: “tenho de conseguir ficar tão gordo que não precise mais de caçar na vida”.
E começou a querer caçar sozinho. Na primeira tentativa, teve azar. Houve uma águia de olhar aguçado, que se adiantou ao leão e deu-lhe uma derrota de arrasar. Ainda por cima, o adversário distraiu o leão, ao colocar no campo, uma fêmea com prestígio, inteligente e simpática que atraiu a multidão, que se ofereceu de livre vontade, pois sabia que não estavam a ser enganados. Derrota que o leão nunca conseguiu “digerir”, pois estava habituado a caçar na sombra do coelho e nunca pensou que tivesse tão pouca habilidade, para caçar sozinho.
Caçar como “independente”.
Passou a ser um leão rezingão, mal-humorado, pois teve sempre mau perder. Dos beijinhos e abraços, passou a rosnar, como se todos tivessem medo de um leão esfomeado e zangado. Ele de facto não estava magro, pois à custa do coelho, também tinha engordado. Mas faltava-lhe, o título e o prestígio de rei da selva, para ter a fama que a gordura não lhe dava.
E assim, o leão, organizou um grupo de pontapé na bola, contratando “Maradonas”, não se sabe bem como, e anda, o tempo todo, a olhar o seu reflexo na água, como aconteceu ao “Narciso”. Esperemos, é que não morra afogado.
“Angustus animus est, quem terrena delectant.” [Sêneca, Ad Helviam 9.2] É uma mente estreita aquela a quem as coisas terrenas dão prazer.

Sem comentários: