terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TENHAMOS ESPERANÇA

Todos nós temos os nossos problemas, que algumas das vezes, estão agarrados aos problemas colocados pelos outros.
Não bastando isso, se formos dar uma vista de olhos pelos jornais, deparamo-nos com um cenário, completamente deprimente.
Hoje, um dos jornais trazia na sua primeira página, em caixa alta, o seguinte título: “GUERRA DE SALÁRIOS ENTOPE TRIBUNAIS”. Não deixava de ter a sua piada se os tribunais não estivessem já entupidos. Também o Governo sabe disto. Uma das razões, porque se está nas tintas para o facto. Está o Governo, como estão a maioria das pessoas que gostam de andar fora do corredor da justiça. Porque sabem que os tribunais estão entupidos. Depois, ainda nos perguntamos, porque razão não há investimento estrangeiro, em Portugal.
Mas, há algum investidor que venha investir num país, onde os casos que tenham de ser dirimidos em tribunal levem anos e anos? Não me parece. Com esta noticia quer dizer o jornal que a “Função Pública Contesta Cortes”. A função pública e não só, porque ao atingir, todo o universo empresarial do estado, a contestação se faz ouvir. Só não haverá “cortes”, nas empresas em que o Estado é detentor de “Golden Shares”, porque não são enquadráveis como empresas do Estado. Ah, mas se for uma empresa do universo das autarquias, já faz. Embora, sejam lucrativas ou não. Como se nestas se pagassem os mesmos ordenados ou comparado, com o que se paga na Galp ou na Telecom.
Mas deixemos isso, e vamos fazer este pequeno raciocino…imaginemos um casal em que ele seja quadro de uma empresa em que ganha cerca de 3.000 euros/mês. Ela, como médica, já com mais de trinta anos de serviço, ganha 4.000 euros. Estamos a falar, na actualidade de um rendimento ilíquido de cerca de 7.000/mês. Com os cortes, este rendimento sofrerá uma redução de cerca de 650 euros. Ou seja, quase 10% do actual rendimento ilíquido. Ah, mas não é só o efeito da redução salarial, estamos depois a falar da redução da contribuição para uma futura reforma. São estas constantes alterações das “circunstâncias” que este Governo nos tem habituado, vai para 7 anos que tem conduzido o país ao estado em que está. Porque não tenhamos dúvidas, que além do impacto financeiro, estas medidas trarão impacto na produtividade. Não se podem exigir de ninguém que não fique desmotivado, com todas estas situações.
Mas, poderíamos ficar aqui por esta notícia. Mas não! Logo, a seguir, temos a segunda página a dizer…”CORTES PARAM JUSTIÇA”. Bom! Como se a justiça já andasse bem, verificamos que a inconstitucionalidade e nalguns casos previstos na lei, a ilegalidade, vai contribuir para travar o andamento dos tribunais. Não sei se vingança ou retaliação por tudo isto, o jornal logo adianta que “SUPERJUIZ NÃO VAI DESTRUIR ESCUTAS DE SÓCRATES”. Para apimentar esta, segue outra com o título:
“CORRUPÇÃO TORNOU PAÍS MAIS POBRE”.
Eu, que estou aqui do outro lado, e sou um ignorante… sou levado a concluir que é por causa das escutas, nos casos de corrupção que os salários vão ser reduzidos. Será?
Mas, continuando a percorrer o jornal, logo nos deparamos com outra caixa alta que diz: “CRIME ORGANIZADO ESTÁ A CRESCER”. Ora, esta é fácil…se os salários vão reduzir, se o desemprego tem vindo a aumentar, é normal que o crime esteja a crescer. Mas, o crime organizado, como se a corrupção não fosse um crime onde lideram as organizações. E normalmente estão associadas ao financiamento dos partidos políticos. Ainda me recordo dos últimos casos mencionados na comunicação social e tenho presente a nova lei do financiamento dos partidos. Estes sim são parte integrante da desgraça em que está o país.
É que nem os “bifes” escapam. Não é que assaltaram a “Portugália”? É o que diz a notícia. “Gang Sequestra para Assaltar Portugália”. Quer dizer, que não bastavam os “gangs" a assaltar Portugal ainda temos um gang a assaltar a “Portugália”? Já nem a carne de vaca se safa, no meio desta pocilga.
Ah, mas parece que não há crise…segundo dizem alguns. Que é desmentido pela caixa alta, que diz “CARÊNCIA SOCIAL ENCHE URGÊNCIAS”. Ou seja, quem não pode utilizar os gangs como forma de sobrevivência, neste caso os idosos, pela falta de dinheiro para comprar medicamentos, tentam refugiar-se nas farmácias dos hospitais ou minimizar a sua dor, indo ao Hospital.
Foi este o país que se tem vindo a destruir, nos últimos anos de governação, onde o “narcisismo” e o clientelismo têm sido a pedra de toque.
Bom…não leiam os jornais, porque se já têm problemas na vida, ficam completamente deprimidos. Tenham coragem, porque este país já esteve na merda várias vezes e conseguiu reerguer-se. Tenhamos esperança!
“Multos in summa pericula misit venturi timor ipse mali.” [Lucano, Bellum Civile 7.104] O próprio medo de males futuros colocou muitos homens em grandes perigos.

Sem comentários: