quinta-feira, 19 de julho de 2012

O GOVERNO ESTÁ À RASCA



O governo está à rasca. Preocupado com o aumento de 25% do IMI, no próximo ano. Coelho diz que é um bocadito, mas que os portugueses têm de aguentar. Aliás, este imposto é só para os proprietários. Ora, se há proprietários é porque têm dinheiro. Esta foi a conclusão a que chegou o Coelho.
Entretanto, Coelho confrontado com os juros da divida disse: temos que honrar esta coisa, “custe o que custar”. Pronto, são os capitalistas que possuem propriedades, que vão ter de ajudar. Foi -lhe colocada a questão do Estado lançar obrigações de divida, no mercado interno, para que os portugueses, em vez de andarem a pagar impostos, comprassem obrigações, que poderiam ser remuneradas a 4% ao ano, em vez, dos mais de 7% que o Estado paga ao FMI. Coelho respondeu que não era a mesma coisa. Pois, assim, deixava de ter o pretexto de cortar no SNS, porque reduziria para cerca de metade os juros da divida.
Mas, entretanto, Coelho prometeu, que embora, este ano, ainda não tenha tido a oportunidade de cortar nas PPP, no próximo ano irá cortar mil milhões de euros. Porque, as PPP, até não são assim, muito importantes. Estima-se que o custo liquido de todas as PPP até ao final dos contratos só ultrapasse 20% do PIB actual, ou seja, mais de 33 mil milhões de euros, a preços correntes. Mas, estes ajustamentos não serão feitos nos juros leoninos que pagamos. Vão ser feitos, reduzindo os serviços e custos de manutenção. Não há dúvida que este governo além de gente competente, não está nada comprometida com os grandes grupos económicos. Eu sei…não se consegue ser ministro toda a vida e até é um lugar ingrato. Só fazem este frete para poderem garantir o futuro. O vosso futuro! Não os dos portugueses, porque esses, é que vão ficar, mesmo à rasca.

Sem comentários: