sábado, 10 de julho de 2010

GOLDEN SHARE E O CAMELO

Alô, mãezinha! Eu sei que já estava com saudades de uma cartinha minha relatando algumas peripécias, deste sê filho.
Mas tenho andado aqui nestas negociatas com o Pedro, por causa dos impostos e das Scuts. E não tem sido nada fácil. Ainda por cima, desonrou-me em Espanha quando fez esta viagem para falar com o PP. Não, não é o Paulo Portas, é o partido mais ao menos igualzinho ao PSD. Para melhor, claro.
Isto de não ter maioria no parlamento é uma grande chatice. Nunca mais volto a mandar nisto se não tiver maioria. Porque é que estou a negociar com o Pedro? Oh mãezinha, o Paulo não quis. Mandou-me dar uma volta ao bilhar grande. Diz ele que é mais fácil, mandar palpites na televisão, porque depois o Pedro se quiser formar governo vai precisar dele. Portanto, prefere não se chamuscar com esta situação. Sim, mãezinha, eu sei que estamos com as calças na mão. E claro, como isto está para mudar, ando aqui na azáfama nas conversas de partido, mas estou a ficar com dificuldade de convencer os meus camaradas. Penso que eles se estão a preparar para pôr outro tipo a mandar no partido. Um tipo mais Seguro.
O quê, mãezinha? Mostrámos a “golden share” e os espanhóis ficaram chateados? Estavam a pensar o quê? Eles já não se lembravam de Aljubarrota, mas aqui com o Zé não se brinca. O quê mãezinha, se eu sei o significado de “golden share”? Então diz lá!
Mê filho, a “golden share” é uma coisa muito antiga. Há mais de dez mil anos que foi encontrado numa prancha de argila escrito que “golden share” era igual a um camelo que tinha abusado sexualmente de uma ovelha.
Oh mãezinha! Eu não sou nenhum camelo, nem abusei sexualmente de ninguém. Limitei-me a fornicar os accionistas da PT. Eram 74% dos accionistas? Quero lá saber. Portugal está em primeiro lugar. Eram portugueses? Oh mãezinha, se são portugueses, não são patriotas, senão, não quereriam vender a PT. É ou não é?
É por causa dessas e de outras que tive de me armar em padeira. Dei-lhes uma “padeirada” que eles até andaram à roda. Agora, já querem negociar. Está a ver? Ganha Portugal e os patriotas da treta. Mãezinha, eles estavam a precisar de saber quem manda aqui. Andavam a faltar ao respeito ao Zé, sê filho.
Mãezinha, isto é uma democracia e o capital tem de se habituar à ideia que podem fazer os negócios que quiserem, mas quem decide sou eu. Oh, mãezinha! Sabes lá o que é ter o poder de mandar em tanto dinheiro? Nem te passa pela cabeça.

“Gratis donato non spectes ora caballo.” [Samuel Singer, Thesaurus Proverbiorum Medii Aevi 113] Se o cavalo te foi dado de graça, não lhe examines a boca.

Sem comentários: