segunda-feira, 26 de julho de 2010

DESERTO

Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.
Ora, que eu me tenha apercebido, não tem chovido, nem aqui, nem no resto do país. E segundo as últimas previsões, o calor vai continuar. Significa que o pessoal de Oeiras, vai para a zona marítima e está-se marimbando, para as zonas desérticas do concelho, onde só chove quando tem de chover.
Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Deste modo, como é que se pode esperar que haja muita animação no deserto? Comparando-se com regiões mais húmidas, isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar humidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e reflectem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes factores na formação de paisagens desérticas. E há zonas do concelho, onde o vento é uma característica, constante, principalmente no verão, o que faz com que a areia se entranhe em todos os lados, obrigando a lavagens mais repetitivas das partes podengas e não só, porque as mentes perversas também têm que desenrolar os cabelos todos os dias, para que possam pensar.
Os desertos algumas vezes contêm depósitos minerais valiosos, que foram formados no ambiente áridos ou que foram expostos pela erosão. E não tenho dúvidas que pelos desertos cá do burgo, existem minerais muito valiosos. Aliás, são esses a riqueza dos desertos. Mas, onde há desertos há camelos e o que não falta são bostas de camelo. É preciso ter cuidado onde se pisa. Por serem locais secos, os desertos são locais ideais para a preservação de artefactos humanos e fósseis. Principalmente, “brutosários” e “ignorantosários”! Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas).
A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos -cangurus), por répteis (serpentes e lagartos), e por insectos. E que chatos são os insectos. Picam, voam em nosso redor e normalmente poisam na merda. Abaixo os insectos. Os animais e plantas têm marcantes adaptações à falta de água. Muitos animais saem das tocas somente à noite, e se formos por alguns lugares, que conhecemos, conseguimos dar com eles.
É pela noite, que eles congeminam as suas acções.

“Diabolus unde prohibetur mittit nuntium suum.” [Bebel, Adagia Germanica] O diabo, quando está impedido, manda seu mensageiro.

Sem comentários: