quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PAULO VISTAS COM ISATINO MORAIS – OEIRAS, SEMPRE, EM PRIMEIRO LUGAR



Em 2005, quando o Presidente do PSD, na altura, Marques Mendes, boicotou a decisão que os militantes do PSD de Oeiras tinham tomado, em reunião de militantes, de apoiar o Dr. Isaltino Morais como candidato à Câmara Municipal de Oeiras, mais de cento e setenta militantes deste partido, apoiaram a candidatura independente de Isaltino Morais.
Por este facto, todos eles foram alvo de um processo jurisdicional e, como consequência, foram expulsos do partido. Recordo-me que, violando princípios constitucionais, Isaltino Morais, escolhido democraticamente, pelas estruturas de base do Partido foi obstaculizado a candidatar-se, pelo Presidente, Marques Mendes.
Muita tinta correu, especialmente, sobre este facto na comunicação social.
Alguns dos seus militantes como não foram incluídos nas listas de candidatura de Isaltino Morais, foram excepcionados das sanções aplicadas pelo partido. Portanto, por lá continuaram a militar. Mas, militaram, também, na candidatura de Isaltino Morais, nas eleições de 2005. Escuso-me de citar nomes.
Já em 2009, a ex-candidata, Isabel Meireles, confessava o quanto difícil era a armadilha de lodo, da estrutura Concelhia do PSD. E o resultado ficou à vista. Pois, a maioria deste grupo que comanda os destinos do PSD, em Oeiras, é exactamente o mesmo desde 2005.
Depois de tomada a decisão, do Dr. Isaltino Morais se candidatar, em 2005, como Independente, que se sentiu, desde o princípio, a necessidade de constituir uma Associação que congregasse todos os cidadãos que não se reviam nas artes mais “democráticas” dos partidos e em particular do PSD de Oeiras, dando-lhes voz activa nos interesses de Oeiras, contribuindo para a excelência dos indicadores nacionais que reconhecem a excelência do Concelho.
Em 2005, os jornais e as televisões tiveram uma particular atenção, à pessoa do Dr. Isaltino Morais como candidato independente.  Um dos Jornais, de maior prestígio nacional, tinha emprestado o seu principal accionista, Presidente do Conselho de Administração do mesmo e militante n.º1 do PSD, como mandatário, e o PSD perdeu as eleições. Em 2009, nem se fala. Os Oeirenses reforçaram a sua votação no Dr. Isaltino Morais, como candidato independente do Grupo de Cidadãos, Isaltino- Oeiras Mais à Frente.
A constituição da Associação Oeiras Mais à Frente veio em crescendo a reforçar a sua actividade cívica no Concelho e a demonstrar a necessidade de serem os Oeirenses a comandar os seus destinos.
Podendo o Dr. Isaltino Morais candidatar-se em 2013, de acordo com a lei em vigor, a decisão de não o fazer é inteiramente pessoal. Mas, continua a ser a primeira voz a ouvir-se na Associação Oeiras Mais à Frente.
Foi tendo em consideração a decisão do Dr. Isaltino Morais de não ser candidato, em 2013, à CMO, que em Assembleia Geral foi eleito o Dr. Paulo Vistas como candidato.
É importante não descurar que, Isaltino Morais está a apoiar Paulo Vistas. E no futuro, com o seu saber e conhecimentos, Paulo Vistas, como Presidente de Câmara tem todas as razões de dar a continuidade a Oeiras que todos nós esperamos.
Reúne todas as condições para ser o próximo Presidente, nos próximos 12 anos. Vai completar dois mandatos como Vice-Presidente da Câmara.
Mas, mais importante ainda: Paulo Vistas é Oeirense. Nasceu, cresceu e vive em Oeiras. Não foi arrastado para ser candidato à Câmara de Oeiras. Existe um projecto para Oeiras que foi encetado pelo Dr. Isaltino Morais, em 1986 e que este não deixará de acompanhar, dando ambos Continuidade ao bom posicionamento de Oeiras a nível nacional.
Não é preciso demonstrar o que é Oeiras. Oeiras pode ser um teorema para os partidos. Mas, a candidatura Isaltino- Oeiras Mais à Frente, com o candidato Paulo Vistas, acompanhado e apoiado pelo Dr. Isaltino Morais faz de Oeiras um axioma.
Não precisamos de criar novas ambições. O que Oeiras precisa é de dar continuidade ao trabalho de excelência, realizado pelo Dr. Isaltino Morais, com o Dr. Paulo Vistas na liderança.