segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFENDER PORTUGAL





Portugal tem que se defender dos incompetentes que nos governaram nos últimos anos. Desde 1995 que temos vindo a aguentar esta incompetência, tendo sido, os últimos seis anos, de um culto narcisista, que roça o foro psiquiátrico.
Lendo as linhas programáticas do Partido Socialista, tenho o direito de perguntar o que andaram a fazer, nestes últimos seis anos?
Diz o programa, nas questões de justiça e competitividade que “finalmente, o PS continuará a apostar nos meios de resolução alternativa de litígios.”

Dá vontade de rir…até dá, a sensação que vão privatizar a justiça. Com serviços de mediação familiar, laboral e penal, e do alargamento faseado da rede dos julgados de paz.
Só como exemplo, da situação caótica em que estamos, temos o Tribunal de Comércio de Lisboa, que abarca as comarcas de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira, onde uma providência cautelar pode chegar a levar dois anos, para a primeira decisão do Juiz.
Como é que é possível uma situação desta natureza? Qual é a economia que funciona deste modo? É com a resolução alternativa de litígios? Qual é a empresa que vem investir para um país, em que existe um Tribunal de Comércio, para uma região que representa perto de 50% da economia nacional? Nem na Indonésia…
Mas, se formos ver a competência territorial do Tribunal de Família e Menores de Cascais, também, ficamos espantados. Pois, abrange Cascais e Oeiras. Cascais com cerca de 200 mil habitantes e Oeiras com cerca de 170 mil habitantes. Claro, que um divórcio, mesmo com a nova modalidade do “Simplex”, leva um ano…sim um ano, a ser encerrado o processo. Porque se for uma regulação de poder paternal, talvez uns dois anos, sendo, este, um processo urgente. Dá vontade de rir que é para não chorar.

Com situações desta natureza, continua-se com a mesma ladainha do programa de 2009? Depois de verificar a insistência destas soluções, só me resta acreditar que estes incompetentes, liderados pelo quase engenheiro Sócrates se vão embora. Mas, a política está como o futebol…mesmo que o clube não vença campeonato nenhum, continuamos a insistir em pertencer ao mesmo clube. Masoquismo!

“De flavis vetula in canos vulpecula pilos mutat, illius at mores vertere nemo videt”. [Grynaeus 389] A raposa velha muda os pêlos de amarelos para brancos, mas ninguém a vê mudar de costumes.

Sem comentários: