quarta-feira, 2 de junho de 2010

PORTUGAL ESTÁ A MUDAR

Finalmente, Portugal está a mudar. Já se sente essa mudança. A vida corre sobre rodas. O futuro sorri para os portugueses, como uma criança sorri, quando faz algo de novo que os pais admiram.
E a época, é de facto de mudança…mais impostos, menos poder de compra, mais desemprego, a crescer a um ritmo galopante. Mês após mês. Vão lá com estas cantigas para as famílias que estão desempregadas, que ao abrirem o frigorifico, dentro dele, nada resta, para comerem no dia de hoje. Muito menos para o dia de amanhã, porque Portugal está a mudar.
Sim, está mudar para um futuro de mais miséria, mais desemprego, mais insegurança.
Mais insegurança nas ruas, onde já a polícia, bate a torto e direito, deixando os intervenientes caídos na rua e nem uma ambulância de cuidados médicos chama.
Onde com as “novas oportunidades” se consegue com um curriculum profissional e três meses de treta, fazer o décimo segundo ano.
Está o país a mudar, para a insegurança, de quem andou uma vida inteira a descontar para que tivesse uma velhice sem dependências. Dependências que os próprios Governos gostam, pois sempre lhes permite em épocas eleitorais, criarem um subsídio de miséria para os idosos.
O país está a mudar, para os milhares de jovens que, mal ou bem, realizam os seus estudos e cujas expectativas é continuarem a viver debaixo da alçada dos pais, porque não encontram emprego. Ai não? Jovem, aproveita e vai fazer “uma nova oportunidade”. Sim! Se tiveres a oportunidade vai-te embora deste país que está a mudar, mas que não tem futuro.
É um país, em que em quinze anos de governos socialistas conseguiram pô-lo numa situação de insolvente.
Onde os empresários, utilizando a corrupção e transferindo a responsabilidade da mesma para os políticos, foram-se governando nesta economia decadente de obras públicas não reprodutivas.
Onde a aposta foi sempre a mão -de -obra barata, como factor competitivo. Onde o trabalhador passa o tempo a contar os feriados do ano, para fazer “pontes” e cada vez produzir menos.
É um país a mudar!
Já estou cansado de ver tanta mudança! Mas, para haver mudanças de governo, teremos de esperar que os hóspedes que se encontram à mesa da degustação saiam para entrarem os outros. Porque, assim é o desejo do actual patrão da hospedaria.
Com tanta mudança, fica tudo na mesma! Como diziam na minha terra: “mudam as moscas, mas a merda é a mesma”.
E quem se lixa é o mexilhão!
Dizem-lhe que tem o poder do voto! Não se iludam…não há poder no voto. Porque não há poder em quem vota, de os pôr na rua, no momento adequado.
Parecem lapas!

"Malis mala succedunt." [Erasmo, Adagia 3.9.97] ■Males a males sucedem. ■Uma desgraça nunca vem só. ■

Sem comentários: