segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A APOSENTAÇÃO E O ORÇAMENTO DE ESTADO


Mê querido filho. Recebi a tua cartinha que me deu muita alegria.
Noutro dia fui com as minhas amigas comer uma torradinha e beber um chazinho e a conversa foi sobre a nova lei que tu andas a tramar, em que a aposentação passa, no mínimo, para os setenta anos de idade e cujas regras, segundo os comentários, começam pela adequação do organismo de cada candidato ao limite de idade para aposentação.
Logo de seguida, estabelecida a idade mínima de aposentação para cada indivíduo, vais impor uma série de regras, aliás, com as quais eu concordo.
A primeira passa, segundo dizem as minhas amigas, pela transformação das escadas existentes em todos os prédios de escritório, em rampas, dotadas de corrimão não escorregadio. Não vá alguém estatelar-se no chão. Dá para os funcionários e para os utentes, porque nem tu acreditas que é com 200 euros que esta malta vai passar a fornicar sem camisinha e fazer filhotes.
As casas de banho dos escritórios têm que ser todas dotadas de apoio e acesso a cadeiras de rodas, de modo que ninguém seja impedido de trabalhar, por falta de meios. Uma das medidas a inserir na “Higiene e Saúde no Trabalho”.
Deve estar previsto a substituição de todos os sistemas de comunicação, em particular o telefone, de modo que estes possam amplificar os sons e imagens, pela resultante perda de vista e de audição, por consequência do aumento de idade.
A informática das empresas deve providenciar a instalação de impressoras que possam imprimir em formato A3.
Em simultâneo, as empresas e instituições do Estado, devem proporcionar a aquisição de lentes de aumento para concomitantemente com as impressoras em A3, facilitarem a leitura dos documentos a todos os seus funcionários.
Atendendo que os monitores são uma ferramenta essencial no trabalho, do dia a dia, os serviços devem ser dotados de monitores de 32 polegadas, de modo a facilitar a sua leitura.
O código de trabalho deverá ser revisto de modo a instituir um novo regime de faltas justificadas ao serviço, tais como:
- Esquecimento do local de trabalho;
- Esquecimento de como se faz o trabalho;
-No caso da existência de falta de ar, o trabalhador pode justificar a sua falta;
- Existindo incontinência urinária, o trabalhador, enquanto não se reparar a situação, tem as suas ausências ao trabalho, justificadas;
- A dor nas costas é também contemplada, podendo o trabalhador pedir para faltar e ir ao massagista, no caso do serviço não ter um disponível, a tempo e inteiro, e desde que o mesmo também não sofra de dores nas costas;
- Todo o trabalhador que se ausente para ir ao funeral de um colega, tem a sua falta justificada, desde que este último estivesse ao serviço e ainda não estivesse reformado;
Os bengaleiros nas entradas dos serviços, devem ter um local para as bengalas que pode ser cedidas a título gratuito, caso sejam devolvidas no dia seguinte. No caso de esquecimento, é relevada a coima;
Para os trabalhadores que tomem ansiolíticos ou comprimidos para dormir, deve estar um despertador em cada secretária que obviará o problema do trabalhador se atrasar a voltar para casa.

As empresas fornecedoras de elevadores, devem providenciar, o aumento do 'time-out' para o encerramento das portas dos elevadores, tendo em vista a agilidade de locomoção dos funcionários ainda existentes.
Atendendo à idade avançada dos trabalhadores, os serviços devem providenciar, novos equipamentos, onde o trabalhador possa guardar fraldas e remédios.
As funcionárias mais novas ficam proibidas de vestir trajes que possam, por qualquer razão, provocar acidentes vasculares cerebrais ou outros aos seus colegas mais velhos. Estão, portanto, proibidos os uso de decotes que pronunciem e relevem os peitos, bem como o uso de mini-sais ou blusas que mostrem o umbigo.
Por último, deverá ser obrigatório incluir nos papéis para a reforma, a certidão de óbito.
Mê filho! Além de aumentares o bem-estar da grande maioria dos portugueses, mantendo-os no activo, deves estar a pensar em poupar dinheiro nos hospitais de retaguarda e nos lares para idosos. Eu já te conheço. Não dás ponta sem nó. E com duas cajadadas,. matas dois coelhos de uma só vez e deixas de ouvir a oposição e as empresas de”rating” dizer que não reduzes a despesa corrente primária do Estado.
Continua assim que vais bem, mê rico filho!
Beijinhos desta tua mãezinha que te quer muito. (nem imaginas quanto)

Tres sunt mortis nuntii: casus, infirmitas, senectus. Casus nuntiat mortem latentem; infirmitas apparentem; senectus praesentem.” [Hugo de São Vítor / Bernardes, Nova Floresta 1.309] Três são os mensageiros da morte: a desgraça, a doença e a velhice. A desgraça anuncia a morte que está escondida; a doença, a morte que está aparecendo; a velhice, a morte que está presente.

Sem comentários: