domingo, 8 de fevereiro de 2009

PARTIDO SOCIALISTA, JAMAIS!

Quem vai vendo as sondagens que pululam por aí, parece que estamos numa casa de massagens ao cérebro, em que o intuito é ir anestesiando o eleitorado com o inevitável…de que não há nada a fazer! Parece que não há nenhuma crise e que o governo que nos tem desgovernado, se não fosse a crise internacional, já tinha tirado Portugal da cauda da Europa.
Entre 1995 e 2009, tivemos 11 anos de Governos socialistas e 3 anos de Governos do PSD. Dos três anos de governação do PSD, um deles foi a montagem do espectáculo para a preparação da entrada em cena dos socialistas, agora, apostado numa imagem do homem dinâmico e conhecedor da governação e ainda por cima, engenheiro do Ambiente. Ou Civil? Estou confuso! Não sei se é civil e depois “virou” para o ambiente, se era do ambiente e depois “virou” civil.
Segundo contam, existem alguns projectos de engenharia civil que são desaconselháveis ao ambiente, pela sua agressividade estética!
E por estas razões e mais algumas, uma boa parte do eleitorado confiou na “obra” do engenheiro e, vai daí, deram-lhe uma maioria que resultou numa escalada de autoritarismo, de confusão generalizada, com o consequente aumento dos impostos, enquanto a despesa corrente do Estado continuou a subir!
Sacrificaram-se as empresas financiando cada vez mais os cofres do Estado com o aumento do IVA, o pagamento especial por conta, etc.
Sacrificaram-se os trabalhadores, aumentado taxas moderadoras na saúde, inclusivamente, foi criada uma taxa de internamento, para que a malta não estivesse tanto tempo de “gazeta”, quando fosse operado. É que há malta capaz de tudo: submetem-se a operações para ficarem de férias no hospital e ainda receberem o subsídio de doença! Agora estão tramados! De tal modo que acabaram as listas de espera!
A quantidade de novos hospitais que foram criados, centros de saúde, aquisição de equipamento tecnológico para tratamento de doenças graves, que colocaram o país na cimeira dos países com a melhor rede de assistência na saúde. Não acreditem no que andam por aí a dizer, os profissionais da saúde, de que não existe equipamento suficiente para acudir os doentes vítimas de cancro. É tudo mentira! O Sócrates andou muito preocupado, estes quatro anos com este assunto! Sabem que ele é um homem dinâmico e já deu provas disso, quando era Secretário de Estado e simultaneamente, trabalhador estudante na Universidade Independente! Era a que ficava mais perto do Ministério!
Andam-nos a massajar o cérebro, com estas distracções, dando-nos a ideia do inevitável nestas eleições. Ele é caso Freeport…vejam lá que o caso Freeport até tem um “Pinocchio”. O Pinóquio é um desenho animado que anda por todo o lado. Também que falta de criatividade! Não conseguem inventar nada de novo?
Ele é o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo…voltou à ribalta, neste périplo pela nova moção do Sócrates! E ainda temos o outro “que gosta é de malhar na direita”. Então e o desemprego? E o apoio aos desempregados? Continua na mesma?
E pagar às empresas aquilo que o Estado deve? E para quando o reembolso ao Estado do IVA depois, das empresas receberem do cliente? Não acreditam na justiça e no funcionamento da mesma? Também eu não! Não é que para cobrar uma divida já com um título executivo na mão, leva-se quatro ou cinco anos?
Nunca, em 34 anos de democracia, vi um Presidente da República que tivesse de exercer o “veto” sobre tantos diplomas, emanados do governo, como agora. É a evidência do “autoritarismo” de um governo que não sabe o que anda a fazer!
Tenham dó deste povo…sabemos que é mandrião, egoísta, individualista, iletrado, mas tem direito à vida. A final: vivem na Europa! “Dêem-lhes NOVAS OPORTUNIDADES”!
Por favor, “PARTIDO SOCIALISTA, JAMAIS”! É um deserto e os “camelos” somos nós!
Enquanto os cidadãos não puderem ser uma alternativa aos partidos, e exercer a democracia que está “delegada” nos partidos pelos partidos, temos de acreditar que existem alternativas de quem já deu provas de seriedade na governação e a quem, nunca ninguém chamou de “Pinóquio”.

“Panem et circenses.” [Juvenal, Satirae 10.81] (Tudo o que o povo quer é) pão e espetáculos circenses

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por mais um excelente artigo. Todavia, omitiu uma outra "obra" deste Governo Socialista liderado pelo (quase) Eng. José Sócrates. Uma obra que, na gíria popular, pode ser apodada de "obra asseada". Refiro-me ao inovador conceito (posto em prática em Elvas) de "Nasça cá dentro, lá fora"... Mais uma fascinante obra de engenharia Socrática (plena de "espanhol técnico"). Encerramento da maternidade em Elvas e envio das parturientes portuguesas para Badajoz. Isto sim, é visão estratégica. Digam lá se não fomenta o estreitamento das relações Portugal-Espanha, cimentando o espírito Iberista?! Recordam-se que a prioridade definida por ele (Primeiro-Ministro), no início do seu mandato, era Espanha, Espanha, Espanha! Ora aí está... neste ponto foi coerente. Resta-nos, pois, a esperança que aproveite esta referência geo-estratégica e se retire para lá (bem acompanhado pelos seus pares do Governo) em passo acelerado.

Anónimo disse...

Nem mesmo um "inginheireiro" como o Sócrates pode tirar o País do buraco em que foi enfiado continuadamente por todos os governos anteriores a este. A decisão de voltar atrás no projecto absurdo do aeroporto da Ota foi, provavelmente, um dos poucos momentos "altos" da actual legislatura.

Com um endividamento externo deste volume, e um empobrecimento do Estado - permitido por mais de três décadas de esbanjamento e má aplicação dos dinheiros públicos, desde o tempo das "vacas gordas", ou seja, do nosso dinheiro de contribuintes e do que tem entrado desde a entrada de Portugal na então CEE - não há, nem haverá jamais, perspectivas positivas. Nem com PS, nem PSD, nem CDS, nem etc. ... A História recente tem isto perfeitamente bem demonstrado. Quem disser o contrário estará a ir contra as evidências ou então a fazer política.

"Ele foi" Cavaco Silva; "ele foi" António Guterres; e continuou... "o monstro", "a porca", enfim... "a grande porcaria" como disse e muito bem, numa versão actualizada, o Prof. Medina Carreira...

Talvez tenhamos, até, de sair do Euro, para surpresa de muitos... Bem, logo veremos daqui a uns tempos, se a situação não se inverter. Como dizia o outro, prognoses e prognóstivos... só no fim... :)

De resto, e amiúde, Medina Carreira já dissera tudo e há muito tempo... Não tenhamos ilusões. Não há partido político que preste ou que nos possa salvar da queda no buraco, até porque já lá estamos bem dentro e bem no fundo.

Que venha o Diabo e vote, porque uma grande fatia dos eleitores já perdeu a fé total na política, em "inginheireiros", em "damas de ferro", nas "politiquices" e nos partidos políticos.

Anónimo disse...

Partido Socialista?? Jamais?? Se me permite caro Professor, eu diria antes; Politicos e governantes, jamais!!