terça-feira, 6 de janeiro de 2009

É DIA DE REIS

Hoje, dia 6 de Janeiro, é dia de reis!
Só que os reis não vieram assinalar o nascimento do menino, mas que a economia portuguesa iria entrar em recessão.
Tal como nos disse Sócrates, na SIC, a Rússia, a Alemanha, a Espanha já se encontravam em recessão, mas ele conseguiu aguentar até à última.
Aguentar, até à última, faz mal à bexiga!
E a confirmá-lo, veio o “contador -mor” do reino dar a notícia.
Recessão: Constâncio prevê contracção de 0,8% em 2009.
É claro que o Governo já tinha previsto, para 2009, um crescimento de 0,6% do PIB.
Estão recordados? Estava-se em plena discussão do orçamento de Estado e a oposição, em uníssono, dizia que era irreal. Dizia o Sócrates que não, porque eu aguento esta coisa e nós estamos em melhores condições que os outros, tra lá lá… Olha, nós estamos melhor que os outros?
Este homem é um autêntico “vendedor” de computadores e de banha da cobra.
Não sabem o que é banha da cobra? É uma pomada que é boa para os calos. Aplica-se no dedo, desaparece o dedo e fica o calo!
Estas são as artes de quem nos governa!
É que o Fundo Monetário Internacional e a Comissão coincidiam, ao estimar um crescimento de apenas 0,1% para Portugal. E o mais pessimista é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) que calcula uma retracção de 0,2%.
Já tinha dito que estas projecções dos nossos queridos economistas era uma arte de “tarô”, e embora o “destino” esteja nas cartas, este depende de quem as interpreta.
Dizia, ainda, o Sócrates, que na altura em que foi feito o orçamento de Estado estes pressupostos não se colocavam. Bom, o “contador -mor” considera que a economia portuguesa entrou em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de contracção do Produto Interno Bruto (PIB), na segunda metade de 2008.
Afinal quando é que começa a segunda metade de 2008? É em 2009?
E, ainda, disse que depois da contracção de 0,1% no terceiro trimestre, a economia portuguesa deverá ter registado um comportamento negativo nos últimos três meses do ano.
Comprem, comprem, meus senhores e minhas senhoras, as meias da “maratona”, que vão da ponta da cabeça, aos pés, e depois não se queixem!
"Magistratus vilem virum arguit. "[Rezende 3255] O poder descobre o homem de pouco valor.

4 comentários:

RValle disse...

Parabens... É muito raro ler-se um comentário sobre a situação Nacional tão "LÚCIDO". Obrigado Senhor Professor Doutor LR

Anónimo disse...

O Eng Socrates é um autêntico parvalhão!

Anónimo disse...

Obriagado ao meu amigo Ruca pelo comentário. É sempre um prazer!

Anónimo disse...

Socrates é formado em publicidade e marketing, mas a universidade independente, enganou-se e como nos domingos o arquivo só tinha diplomas de engenheiro, então passaram-lhe esse diploma.