terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESTE ORÇAMENTO DÁ SEGURANÇA

Mê rico filho.
Já não me sentia tão segura como agora. Depois destas tuas palavras, parece que voltei a ganhar ânimo na vida. Se tivesse algum dinheiro, voltava a investir.
Ah! Mas, o que mais gostei foi de ver aquele negócio que tu fizeste com o Hugo Chávez. É pá, porreiro. O gajo chegou aqui, e em frente da televisão, disse logo à malta que comprava mais quatro ou cinco barcos. Agora já não são computadores Magalhães. Voltámos, finalmente, aos tempos gloriosos de vender barcos e ainda por cima para o teu fraterno amigo Hugo.
E o fato dele, giríssimo. Já pensaste em começar a largar os fatos “Armani” e começar a vestir como ele? Aquilo é que é “socialismo”. Tens que pensar numa dessas.
Sempre oportuno, mê filho. Consegues dar uma imagem que não há “pai” para ti. Agora, essa de termos um orçamento que dá segurança é que não me convenceu muito.
Então, vê lá. O leite com chocolate vai passar a pagar 23% de IVA. Este por esse motivo deixa de ir para as escolas, por causa do corte orçamental. Bem, sempre tens como substituto o vinho Camilo Alves que ao manter o valor do IVA, pode ser uma boa alternativa para os miúdos.
Já no meu tempo, havia “sopas de cavalo cansado”. Porque não reeditar esse velho princípio? Começares a dar “sopas de cavalo cansado” às crianças e cumpres o orçamento da educação?
Eu sei que não estás muito preocupado com isto. Primeiro, foi aquela medida demagógica dos 5% de redução nos vencimentos dos gestores públicos que ganham que se fartam. Só que te esqueceste que existem gestores públicos que têm um ordenado menor que um Director Municipal ou do que um Magistrado do Ministério Público ou de que um Tenente-Coronel na reserva.
Olhaste para os teus amigos da Telecom e, lá vai disto.
Vai ser giro é quando tocar aos 10%. Pois, porque para os administradores da Galp, onde está aquele entendido dos petróleos, que foi Presidente da Câmara do Porto, e que agora só ganha perto de quatrocentos mil euros por ano? Sim, esse! É que vai ser.
Portanto, prepara-te, para as greves. Conseguiste unir os do topo com a malta que está mais em baixo.
Eu sei que o Pedro vai ter que se abster. Sim. Eu sei! Eles quando foram falar com ele disseram-lhe logo: “Ò Pedro, não te esqueças que ainda tens uma carreira para fazer e vais precisar de emprego num dos Bancos”. Pronto, a recomendação está feita e o Pedro, abstém-se.
Mas mãezinha, isto não fica por aqui? Quer dizer que lá para Junho vai haver mais alterações?
Ainda me hás-de explicar, então, que merda de segurança dá este orçamento.

“Optimum condimentum fames.” [Erasmo, Adagia 2.7.69] ■A fome é o melhor tempero. ■

Sem comentários: