segunda-feira, 5 de abril de 2010

UMA MARIA VAI COM AS OUTRAS


Mãezinha
Espero que te encontres bem. Eu cá vou andando, nesta azáfama.
Só que esta malta não me deixa em paz. Agora veio mais aquela notícia no público que diz que eu, quando era “debotado” na Assembleia da República” e tinha dedicação exclusiva, andei a fazer projectos. Ainda por cima chamam projectos aqueles riscos horrorosos. Nunca tive jeito para o desenho, mas como era tradição na família, haver arquitectos, eu também pensei um dia ser arquitecto. Mas não! Logo fui para engenheiro. E que engenheiro, mãezinha!
Tenho feito obras e obras, em prole deste país e como sempre, este povo mal agradecido não reconhece o meu esforço.
Diz lá mãezinha! Quem é que reduziu o défice para 2,62? E depois o aumentou para 9,4? Fui eu, mãezinha. Só um engenheiro é que conseguiria edificar um monumento desta natureza.
Quem é que fez crescer uma data de andares, a divida pública? Fui eu, mãezinha. Ainda me recordo que em 2004, a execução orçamental era 49% do PIB. Agora é mais de 75%.
É sempre a crescer!
Já andavam todos a afiar o lápis, quando foi das eleições do Pedro. Não, mãezinha. Não é esse. É o Pedro Passos Coelho. O outro já foi à vida. O Sampaio arrumou o tipo. Perdeu-se na ambição de ser primeiro -ministro. Isto não é para todos.
O outro Pedro, nem 5% do que eu já fiz, fez e foi posto na rua, por indecente e má figura. É preciso ter muita ginástica de corpo.
Diga-se de passagem que os meus amigos, também não são, como aqueles tipos no PSD que se comem uns aos outros. A malta é mais solidária. Eles alguma vez punham jovens promissores, na Telecom? Nem pensar. Mas eu pus!
Tirando aqueles tipos que foram para o BPN, depois de serem ministros, alguém conseguiu pôr um empregado bancário como administrador da Caixa Geral de Depósitos? Fui eu capaz.
É isto que eu chamo de ginástica!
Conheces alguém que tirasse o curso de engenheiro, sendo Secretário de Estado? Não. Só tê filho!
Mas, estávamos a falar do Pedro. Sim o Coelho. Andou a dizer mal do PEC. Mas quem pensa ele que é? Ainda agora chegou e já quer ocupar o meu lugar? É o que faltava.
O Aníbal disse-lhe logo: “ É preciso estabilidade”. Pronto, o jovem Pedro ficou logo caladinho. Haja respeitinho aqui pelos velhotes.
O que é que vai acontecer? Eu digo-te, mãezinha.
O Aníbal, agora, não mexe no Governo. Está na esperança que eu diga ao “meu pessoal” para votar nele. Mas eu não sei, não. Tenho o Alegre à perna. Se eu não apoiar o Alegre, vem logo aquele da esquerda, que tem sempre uma cara de mal disposto, dizer que nós somos de direita. E não é verdade, mãezinha. As medidas que nós temos tomado, nem o CDS era capaz de tomar. E somos de esquerda? Somos, nalgumas coisas, somos. As chamadas fracturantes! Percebes, mãezinha?
Olha, se não percebes eu também não posso estar aqui com mais explicações. Pede ao meu “primo” que te explique. Não…mãezinha! Não telefones ao Vara, porque ele, agora, muda de telemóvel, todas as semanas. Percebes? Também não? Bolas, mãezinha! Estás a ficar velha. Arrebita e não sejas como são todos os portugueses…”uma Maria vai com as outras.”

Tenho de acabar esta cartinha que já se está a fazer tarde, e ainda, tenho de falar com o Teixeira.
Beijinhos para ti e um xi -coração ao primo.

Sem comentários: