sexta-feira, 12 de junho de 2009

NÃO ME DEMITO!

Não, e não e não. Não me demito!
Este podia ser o início da letra de uma canção. Nem eu me demitia, ora essa. Duzentos e cinquenta mil palhaços por ano, mais cem mil que o Governador do Banco Federal Americano? Era o que faltava.
Todos nós sabíamos, desde 2001 que o BPN andava mal. Comentava-se à boca cheia, o que de facto não é muito correcto…falar de boca cheia, que o BPN andava com problemas. Tanto é, que os auditores eram trocados amiúde, sempre que pretendiam dizer algo que não estava bem. Só aqui ,dava para desconfiar.
Mas se havia desconfianças, então porque não se realizou por parte do Banco de Portugal, uma auditoria, a expensas do auditado, como faculta o Regime Jurídico das Sociedades Financeiras?
Por muitos afazeres, na determinação dos rácios e projecções a fornecer ao Governo que, por acaso, falharam sempre. Mas dão trabalho. É verdade. Só que depois, estas faltas de tempo, estão a custar uma pipa de massa ao erário público.
Não se demita, Sr. Governador. O que eles têm é inveja. São uns invejosos. Se perguntarem a algum português, se em situação semelhante, se demitiria, quase de certeza que nenhum responderia afirmativamente. Já do Ronaldo não têm eles inveja…uma pipa de massa e não marca golos na selecção nacional. Mas, como diz o Carlos Queiroz, jogámos bem contra a quê? Letónia? É.
E veja lá, se ele se demite. Lá por um tipo fazer uma data de asneiras, não significa que se tenha de demitir. Se não, onde é que iríamos parar? Começava logo pelo Governo. Dia sim, dia não, estava um Ministro ou Secretário de Estado a demitir-se. Não pode ser!
Faz muito bem em não se demitir!

“Durum est natare contra impetum fluminis.” [Bebel, Adagia Germanica] É duro nadar contra a corrente do rio.

6 comentários:

Napoleão disse...

Nem eu me demetia. Ía até ao fim, como Napoleão.

Anónimo disse...

Eu também não me demitiria, claro...

Dêem-me 1/10 apenas do ordenado que esse sinhor ganha, chamem-me ainda de incompetente, enfim... o que quiserem (e se calha até seria mesmo perante a responsabilidade tamanha que sobre mim recairia eivada por uma (chorudíssima no mínimo) remuneração plutocrática, mas não me demitira... nem por nada deste mundo. Daqui não saio daqui ninguém me tira... tralalalala... daqui ninguém me tira... Como nem Mário Lino diria melhor: sair daqui, jamais, jamais!

Anónimo disse...

Publicado em 6/1/2006,

"Luxos no Banco de Portugal", no blog TIGRE:

http://atigre.blogspot.com/2006/01/luxos-no-banco-de-portugal.html

"Com a compra de seis veículos topo de gama. Só no último ano e meio, entidade presidida por Vitor Constâncio gastou 1,2 milhões de euros com automóveis, quase tanto quanto gasta anualmente em salários (1,5 milhões)

O Banco de Portugal aumentou a frota automóvel com a compra de seis veículos topo de gama no mês de Dezembro, noticia a edição desta sexta-feira do .
Segundo o jornal, o Banco de Portugal adquiriu três Volkswagen Passat, dois Audi A4, e um Mercedes classe E. O Independente afirma que, só no último ano e meio, o Banco de Portugal gastou 1,2 milhões de euros com a compra de 26 automóveis, valor próximo do que a instituição gasta anualmente em salários (1,5 milhões)."
Transcrito da notícia do Portugal Diário.

Já que falamos em carros convinha falar em ordenados, claro está...

Vitor Constâncio, Governador do Banco de Portugal, ganha mais que Alan Greenspano, Presidente da Reserva Federal dos EUA.

Membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal:
Vitor Constancio ganha 272.628 Euros/ano, ou seja, 3.984 Euros por 14 meses/ano;

Vice-Governador António Pereira Marta, ganha 244.174 Euros/ano, e que ainda acumula com este salário, mais a sua pensão (valor desconhecido) de reformado...do Banco de Portugal.

Vice-Governador José Martins de Matos, ganha 237.198 Euros/ano;

Vice-Governador José Silveira Godinho, ganha 273.700 Euros/ano, e que ainda acumula com este salário, mais a sua pensão no valor de 139.550 Euros/ano como reformado..do Banco de Portugal, totalizando 413.250 Euros/ano;

Vice-Governador Vitor Rodrigues Pessoa, ganha 276.983 Euros/ano, mais uma pensão adicional de 39,101 Euros/ano, totalizando 316.084 Euros/ano;

Vice-Governador Manuel Ramos Sebastião, ganha 227.233 Euros/ano.

Ao todo, estes seis senhores, ganham 1.531.916 Euros/ano, enquanto isso, estão 2 milhões de Portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza.

Humm salários, carros de luxo, sem duvida que estamos em Portugal ..."

Anónimo disse...

Uma pessoa com um ordenado tão chorudo teria de ser responsabilizada! por incompetênica, no mínimo. Então mas para que serve um ordenado desses, se esse senhor não tem competência e continua agarrado ao lugar de luxo...??? Para que serve ganhar tanto dinheiro (dinheiro público, entenda-se!)... se no fim não é responsabilizado... com tanta gente pobre por aí qualquer dia sem Segurança Social que lhe valha...?

Anónimo disse...

São apenas, hoje, 60 mil contos/ano (cerca de 300 mil Euros) a remuneração... coisa de pouca monta... Nem dá sequer para comprar um T2 novo no Restelo, ao fim de 1 ano de muito trabalho nem sequer o coitado consegue comprar 1 casa nova para descansar... 1 ano em cheio, com 1 ida (muito chata, de 6 horas ininterruptas) ao Parlamento, meia dúzia de conferências de imprensa pelo meio, jantares e mais jantares no Gambrinus, passear em carros de luxo... que soda (!), e ainda ter de aguentar as críticas de eventual incompetencia em casos tipo BPN... Deixem lá o pobre do governador em paz, ou então aumentem-lhe o ordenado que ele precisa de uma casa melhor, porque a sua actual tem um jacuzi já demasiado pequeno para as suas banhas de cobra, de um governador habituado a comer lagosta (oferecida pelos administradores de bancos tipo BPN, entre outros), a beber champagne e a regurgitar algumas postas de pescada nº5 nas comissões de inquérito, quando muit pressionado osbre a sua possível (e desejada) auto-demissão...

Anónimo disse...

Não se demite, porque tem de aproveitar ao máximo o que não irá ganhar nunca mais. O povo paga e não bufa. andamos todos a dormir.