segunda-feira, 18 de março de 2013

SEM ESPERANÇA


Durante o governo de Sócrates, escrevi com regularidade sobre o mesmo. Com o governo de Passos Coelho tenho vindo a perder o entusiasmo de escrever sobre o mesmo.

Matéria não falta, pois, a cada dia que passa, a incompetência deste e dos seus ministros, roça o ridículo. As manifestações sucedem-se. O governo, impávido e sereno, vai errando de modo grosseiro todas as previsões macroeconómicas. Cada vez que erram as projecções, a única medida é de retirar rendimentos do trabalho ou das reformas, como se não tivessem cabeça para pensar que estas vão afundando cada vez mais a economia. País a caminho de uma pobreza incomensurável.

Por outro lado, o objectivo não declarado, que é a destruição do Estado, para que, depois, por milagre, aparecerem os privados como os salvadores da pátria.

Estes país não é para velhos, mas também não é para jovens. Os jovens têm que se habituar à ideia de fazerem a sua vida emigrando. Os velhos têm de tomar consciência de terem uma velhice de miséria, até que a morte lhes bata à porta, sendo deste modo um alívio para o governo.

Perante a situação gravíssima em que se encontra o país, já não é com manifestações ordeiras que o governo assume a sua incapacidade e se demite. Todos eles viveram a sua vida, para chegarem onde estão. O futuro espera por eles assim que saiam do governo.

Já para os portugueses, nada resta. Não vale a pena virmos com frases feitas sobre esperança e fé. Se assim fosse, existem, hoje, mais razões, do que em 1917, para o aparecimento da nossa Senhora. Poderia ser a nossa Senhora de S. Bento que iluminasse os três novos pastorinhos, Pedro, Miguel e Gaspar.

Mas, que desta vez, não fosse nenhum deles para um Convento. Ficava-nos mais barato, enviá-los para ao pé do Sócrates. De certeza que haveria alguma empresa Suíça que lhes garantisse o futuro. E não tenho dúvidas…o Cavaco promulgava e o Tribunal Constitucional levaria, pelos menos um ano a pronunciar-se se existiria inconstitucionalidade ou não.

Sem comentários: