terça-feira, 23 de agosto de 2011

HOSPITAL SOVIÉTICO GARCIA DA HORTA- ALMADA (PARTE II)

Da noite para o dia. Com pulseira verde, o idoso que ontem esperou, mais dois utentes, no Hospital Garcia da Horta, em Almada, chegou ao Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, às 16 horas.
Cinco minutos depois, a triagem verificou se o mesmo era diabético. Procurou identificar se tinha febre. Foi verificada a pressão arterial.
Cinco minutos decorridos, e estava a ser chamado ao Balcão onde lhe foi efectuado um ECG. Foi também auscultado. Todo este desempenho, realizado por uma médica, já com os seus cinquenta anos. Não por estagiários.
Foi colhido sangue para análises. Aguarda neste momento, 17 horas, que seja chamado para realizar um RX às pernas. Última hora…são 17 horas e 15 m e o RX já foi realizado. Aguarda neste momento os resultados.
Parabéns ao Hospital S. Francisco Xavier, pela organização do seu serviço.
Tudo isto, nada tem a ver com pulseiras verdes ou amarelas. Tem a ver com capacidade de gestão, onde se procura a eficiência e a eficácia, além do mais, porque se trata de um idoso com 83 anos de idade.
É esta a diferença de um bom serviço público, contrapondo com o Hospital Garcia Horta que presta um mau serviço público. Afinal não é tudo mau…pois não. É uma questão de atitude!
Ainda bem que o meu Hospital é o S. Francisco Xavier. Mas tenho pena dos cidadãos da outra banda que têm de gramar com um Hospital, como o Garcia da Horta. E eu não percebo nada de gestão na área da saúde! Mas, não é preciso para ver a diferença.
Bem-haja, aos gestores e colaboradores do Hospital S. Francisco Xavier.

Sem comentários: