quinta-feira, 10 de março de 2011

Mãezinha! Estou de rastos.

Mãezinha! Estou de rastos.
Eu já adivinhava que o Cavaco, neste segundo mandato, ia ser duro. Já não tem mais mandatos para cumprir.
Ouviste o discurso que ele fez? Francamente…Tenho andado, eu e o meu governo, de um lado para o outro, a fazer leis e mais leis, para aumentar a receita e diminuir os proveitos dos portugueses e ele veio com aquele discurso. Nós não temos estado a prosseguir políticas baseadas no instinto ou no mero voluntarismo. Mãezinha, tudo, o que fazemos, é bem pensado. Se deu neste resultado? Mãezinha, a culpa é de lá de fora. Ao longo destes anos temos feito imensos investimentos em cafés, cabeleireiros e spas. Ah, mas isso não resolve o problema? Mãezinha, aquilo que aprendi na universidade foi de que o país tinha que investir nos serviços e fazer ovelhas no Alentejo. Dar uns subsídios para a malta não trabalhar e que vivíamos todos contentes. Agora, depois deste esforço todo, vem o Cavaco dizer que é necessário focarmo-nos nos sectores de bens e serviços transaccionáveis. Até parece que ele não esteve, aqui, no meu lugar, durante dez anos. Abandonaram esta merda toda. Destruíram a agricultura (vê mãezinha o que importamos de cereais), deram cabo das pescas, deixaram as empresas que produziam bens transaccionáveis fugir para a Lapónia, para Letónia e tantos outros, e agora quem se trama sou eu. Não é justo, mãezinha. Eu só tenho feito o que me ensinaram a fazer: “gastar”. Essa do poupar foi para o paizinho e para a mãezinha. No meu tempo já não era assim.
Achas que ainda vou a tempo de inverter esta política? Não me parece, mãezinha. Já ouvi hoje na rua que se tivesse vergonha, na cara, já tinha ido a Belém apresentar a minha demissão. Eu vou, é o caraças. Nunca mais volto a apanhar um lugar destes na minha vida. Chiça! E depois os meus colegas de partido? Como era, mãezinha? Iam engrossar os mais de 600 mil desempregados que já existem? Tudo isto é fruto da crise internacional. Esta malta não percebe nada de nada. Mas, o Cavaco, por acaso, é engenheiro? Não é! Então, de obras sei eu. E a obra que eu tenho andado a construir vai ficar na história portuguesa. Nem nos finais do século XIX, quando o país foi à bancarrota, a situação era tão má. Porque, hoje, Portugal não tem para onde se virar. Resta-nos emigrar e aos que ficarem, continuarem a sofrer neste país, confiado a esta geração “rasca” que nos tem governado.
Mãezinha, não te quero preocupar mais. Mas a situação só se irá aguentar até Maio. Depois, lá vamos nós para eleições. Até lá, iremos conversar, pois tenho imensa necessidade de desabafar contigo. É que já ninguém me ouve, mãezinha. Nem os jovens a quem eu dei tudo, desde as novas oportunidades, ao acesso à universidade, a partir dos 23 anos de idade.
Beijinhos deste tê filho muito desconsolado.
“Vixi, et quem dederat cursum fortuna peregi.” [Virgílio, Eneida 4.653] Vivi e completei o caminho que a sorte me destinara.

Sem comentários: