segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

QUANDO ALGUÉM PARTE

Quando alguém parte, porque deixa uma instituição, não se faz uma referência, “aos que partem”. Dá a sensação que estamos a falar dos que partem, para o reino dos céus. Francamente…falta de mau gosto, roçando o cabresto da besta.
Na realidade, as pessoas partem, mas antes, de partir, deixaram as suas impressões digitais, em tudo o que fizeram. Deixaram amigos e inimigos! Deixaram obra feita!
Esses, os amigos, dão uma palavra de conforto e dizem, o que é de esperar, num amigo…obrigado. E deveria ser de esperar, da própria instituição. Mas, como esta é representada por pessoas e as mesmas são casca grossa, o resultado é zero. Os inimigos, para seu próprio conforto, porque, a “vida” continua, dizem, que partem.
Partem para ficar longe das bestas, dos carroceiros que pululam por esta sociedade, pensando que são alguém na vida. Partem, porque se fartaram de “vilanagem”. Faz-me lembrar aquela frase do “Simpsons”…” pode ter-se muito dinheiro, mas um dinossáurio, ele não pode comprar”.
Na realidade, quando se vive a esgueirar a vida, como se de uma gincana se tratasse, procurando levar o ovo, na colher de sopa, mantendo um equilíbrio precário e porque, não se “trepa” na vida, de qualquer jeito…é preciso ter jeito, já que a cabeça é oca. É oca por falta de princípios e de educação, é oca por mau carácter, é oca porque o sistema parassimpático e o simpático, estão permanentemente em rota de colisão. Por último, a educação não se “compra”, também, porque esta vem do berço.
E para os que pensam que são caçadores treinados, devem perceber que, na caça ao coelho, estes andam aos “zigs zags”. Quando se pensa que se está atirar para o zig, o coelho salta e vai para o zag. E o caçador falha o tiro!
A decadência do país, começa pelas pessoas que se encontram à frente das instituições…se estas não vivessem à sombra dos outros, não passariam de “pastores”, a roçar o cabresto da besta, que são eles próprios.

“Memoria iusti cum laudibus, et nomen impiorum putrescet”. [Vulgata, Provérbios 10.7] A memória do justo será acompanhada de louvores, e o nome dos ímpios apodrecerá.

Sem comentários: