sexta-feira, 8 de maio de 2009

GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL

Está a chegar o momento de elegermos um “Governo de Salvação Nacional”.
Ou têm dúvidas? Então, vamos tentar explicar!
Desde 1995, que o país é desgovernado pelo partido socialista. Primeiro tivemos o “picareta falante”, que alargou os cordões à bolsa e incentivou o consumo, de modo a manter um falso crescimento da economia.
Este, depois de deixar o país, num pântano, fugiu para a Comissão dos Refugiados! Parece um paradoxo, mas não é!
Aparece o PSD, liderado pelo Barroso que, perante a oportunidade de um emprego mais estável, dá de “frosques” e pira-se para a Comissão Europeia. Existe um pequeno interlúdio, folclórico, com Pedro Santana Lopes a ser tramado, quer pelos seus correligionários, quer pela oposição. E o que restou? O Sócrates, da polémica da Independente, da polémica do Freeport, da polémica da construção civil, tendo por base projectos espectaculares, e agora, temos o Sócrates da compostagem, na qualidade de testemunha.
Bom! Com o Guterres na Comissão para os refugiados, o Barroso na Comissão europeia e o Sócrates no Governo, não temos para onde fugir!
O país continua a endividar-se, escandalosamente. O ensino é uma bandalheira a todos os níveis.
Avaliam-se os professores e não se avaliam os alunos. Incrível!
Alarga-se o ensino obrigatório até aos 18 anos. Ou seja, o cidadão tem de andar a pagar impostos, para uma “catrefada” de meninos andarem a frequentar o ensino secundário. Sim frequentar, porque não lhes é exigido que aprendam!
No ensino superior é outra bandalheira, com analfabetos a entrar, porque têm mais de 23 anos de idade, sem critério algum, e os cursos de 5 anos, a serem leccionados em 3 anos, e as Universidades, para fazerem frente às suas necessidades de financiamento, a venderem pós-graduações, mestrados e doutoramentos, à pazada!
Depois, ainda aparecem as novas oportunidades, em que se faz notícia de seniores com 85 anos de idade, a tirarem o 12.º ano. Mas que novas oportunidades são estas? Quais os critérios que suportam este ensino? Recomendo, aos pais com filhos em idade escolar, que não obriguem os filhos a estudar, pois é uma violência e estes podem ficar traumatizados, para o resto da vida.
E se não, vejamos:
- A partir de agora, os meninos podem andar na escola até aos 18 anos, sem estudar. Depois, inscrevem-se nas novas oportunidades e fazem o 12.º ano.
Mas têm outra alternativa:
- Os meninos andam na escola, sem estudar, até aos 18 anos. Como estão cansados, fazem umas férias sabáticas, até aos 23 anos. Depois inscrevem-se numa Universidade e, em três anos, estão licenciados!
Ah se ficam ignorantes? Ficam, mas não se importem com isso! Aos 16 anos, inscrevem-nos num partido e vão militar numa qualquer juventude. A partir daí, podem chegar a Engenheiros ou a Administradores, da Caixa Geral de Depósitos.
Porquê, exigir tanto das crianças?
Escrevo estas linhas, porque sinto que a grande maioria das pessoas, ainda não se apercebeu que o país está numa situação tão má, como não há memória! Vamos ficar mais tesos, do que ficou a monarquia em Portugal, depois dos grandes investimentos, nos caminhos-de-ferro, realizados à época.
- Ah mas o país safou-se! Safou-se, sim senhor! Tinha as colónias e, depois das colónias, teve o dinheiro da Europa, mas acabou-se a “mama”.
Há que trabalhar e de uma forma séria!
Sem produzir riqueza, não há consumo!
Sem produzir riqueza, não há poupança!
Sem poupança, não há futuro!

« Miserum est venire post festum. » É triste chegar depois de acabada a festa.

7 comentários:

garaujo disse...

12 anos de escolaridade obrigatória
Os Equívocos

Recentemente, o 1º ministro José Sócrates anunciou a implementação da obrigatoriedade de frequência escolar de 12 anos, aplicável a partir de 2009/2010 e seguintes, a todos os jovens que se inscrevam no 7º ano.

A medida é correcta e já tinha sido apontada como necessária pelos governos de coligação PSD-PP anteriores ao actual.

O primeiro equívoco não é do Governo. É dos jornalistas e de – curiosamente – muitos responsáveis que comentam a decisão: a confusão entre uma escolaridade de 12 anos e a conclusão do 12º ano.

Até hoje, a escolaridade básica eram 9 anos (1º ao 9º ano) e a escolaridade obrigatória de 9 anos. Daí adveio a confusão. Entre os dois 9 (noves). A verdade é que nunca foi obrigatório que todos concluíssem a escolaridade básica (o 9º ano). Mas tão só que ficassem 9 anos, aí sim, de forma obrigatória, no sistema. Os alunos ficam “livres” de o deixar, ao completarem 16 anos antes do início do ano lectivo.

O 9º ano só é concluído em 9 anos nos casos em que a carreira do aluno é imaculada. Sem “chumbos”. Assim, é só nesse caso, que a conclusão da escolaridade obrigatória é simultânea com o termo do 9º ano.

A verdade é que esses casos seriam apenas alguns. Sempre cada vez mais, mas ainda longe de números que pudéssemos considerar como razoáveis.

E ali estava o problema. Muitas vezes, apesar da escolaridade obrigatória estar cumprida, a conclusão do 9º ano ficava muito longe para uma grande fatia dos alunos. Devido aos anos “repetidos” que originava atrasos na frequência. O que não é bom para os alunos e para o País.

Agora, a Escolaridade Básica vai continuar a ter 9 anos (1º ao 9º ano) mas passará a ser obrigatório ficar na escola (ou em formação), durante 12 anos.

Chegamos então, ao segundo equívoco. Este já de uma maioria considerável dos intervenientes, onde se incluem os responsáveis governativos: ao contrário do que vêm referindo, o alargamento da escolaridade obrigatória a 12 anos pouco irá influir no Ensino Secundário e não terá absolutamente nada a haver com o 12º ano…

Os grandes problemas estão bem identificados, nas situações de abandono precoce. Ou seja, no grupo de alunos que, ao atingir os 16 anos optavam por sair da escola. Encontrando-se, estes, nos 6º, 7º, 8º ou 9º anos. Ou seja, acumulando insucessos no ensino básico pelo que, muito longe de poderem almejar atingir (e muito menos concluir) o Secundário.

Esta saída precoce, destes alunos, do sistema (no qual não se identificavam) era, muitas vezes, uma benesse para as Escolas. E por razões entendíveis: afinal, esses alunos eram referenciais pouco interessantes para os restantes alunos e focos de instabilidade e problemas para o estabelecimento.

Mas são estes jovens que, agora, sentirão a mudança da lei: terão que ali (nas escolas) “penar” mais 3 anos. Não no Secundário, mas no Básico. Onde estão agora, sem perspectivas de ir muito mais longe. Com as óbvias implicações ao serem impedidos, antes dos 18 anos, de aceder ao mercado de trabalho. Serão mais problemas para as escolas e professores que os terão que aguentar mais 3 anos. Mais velhos, maiores, menos “controláveis”, mais frustrados, mais incompreendidos.

A notícia que a idade de empregabilidade se manterá nos 16 anos é contraditória. A não ser que esses jovens (16-18 anos) se mantenham em simultâneo, no mercado de trabalho e em frequência escolar/formativa.

O que nos leva ao 3º equívoco. A bolsa de estudo. Para os alunos no Secundário com aproveitamento. O que constitui um “tiro” completamente ao lado. Como vimos, o que esta nova lei vai acrescentar (e manter mais 3 anos no sistema) são alunos no Básico e sem aproveitamento regular. E são estes alunos os que terão que ser apoiados. Caso contrário, teremos um “inferno na Terra” para eles, para os outros alunos, para os professores e para as suas Escolas.

A bolsa de estudo para os alunos do Secundário, com aproveitamento, servirá para aqueles que, sem ela, estariam ali mesmo. Não acrescentará nada ao crescimento da escolaridade, sem prejuízo da oferta ser-lhes (a esses alunos) pessoalmente interessante (afinal é-lhes dado dinheiro).

Ainda não se entendeu se a atribuição da bolsa será feita juntamente com o Abono de Família, pelo sistema da Segurança Social (deverá ser assim, para simplificação administrativa) ou através do sistema da Acção Social Escolar (processo muito mais complicado).

Escrevi no início que a medida é boa. E é.

O grande impacto será vivido na possibilidade de mais alunos concluírem a escolaridade básica. Pois 9 anos obrigatórios, para estes alunos com insucesso acumulado, não chegavam para, sequer, concluir a Escolaridade Básica. Agora com 12 anos, isso passará a será possível.

Mas isto não é suficiente. Fazer a lei é fácil. Assegurar os resultados objectivados, é mais difícil.

Mas é possível. E como:

Assegurando a multiplicação de ofertas de formação profissional de nível II (e não de nível III, conforme é usual se ouvir falar), de preferência nas Escolas de Ensino Secundário onde as idades dos alunos agora “retidos” no sistema se equivalerão às dos restantes, facilitando a sua integração. Nas zonas de população mais rarefeita, será necessário garantir transportes regulares para garantir o acesso desses alunos aos locais e escolas devidas. A idade (mais avançada) dos alunos facilita o processo (distâncias maiores a percorrer).

Por outro lado, haverá que incrementar os Cursos de Educação Formação que atribuem profissionalização de nível II a fim de os disponibilizar aos alunos, que, já perto dos 18 anos, concluem o Básico mas já não estão dispostos a continuar no sistema ao longo dos mais 3 anos que constituem o Secundário. Aí entram esses cursos com durações de 1 ano que acrescentam uma componente profissional ao Ensino Básico já concluído.

Realmente, como diz a Ministra, não deverá haver grande acréscimo imediato de alunos no sistema. Daí não se dever esperar grandes incrementos na oferta de trabalho docente. Gradualmente haverá mais alunos, mas contrabalançados com a redução demográfica, o seu número deverá manter-se mais ou menos estável ou com uma variação gradual positiva reduzida.

As ofertas prévias na Educação Pré-Escolar (alargamento da sua frequência) e numa Escola a Tempo Inteiro de qualidade, reduzirão o insucesso e permitirão, primeiro, que a conclusão da escolaridade básica possa ser, efectivamente, generalizada e que, depois, então, se aumente o mais possível e de forma sustentada o nível médio formativo dos jovens portugueses para além do Ensino Básico.

Finalmente:

A bolsa de estudo anunciada é um tiro falhado. Que custará 150 milhões de euros anuais dentro de poucos anos. Ora, não se entende para que serve.

Afinal, aqueles alunos são apoiados pela Acção Social Escolar para efeitos de acesso a livros, material escolar, transportes, alimentação, acesso à banda larga. Já quase tudo gratuito. Antigamente, a bolsa de estudo (e bem) justificava-se para os casos em que a escolaridade obrigava à frequência escolar em estabelecimentos distantes, servindo para financiar uma morada de recurso.

Assim, para que servirá este dinheiro dado assim, de forma avulsa? Não quero nem sugerir algumas aplicações (tão erradas quanto possíveis).

Muito mais correcto seria aplicar esse dinheiro no reforço dos apoios ASE, aplicáveis a todos os alunos com mais de 16 anos (sim, também do básico e sem considerar o facto do aluno não ter obtido, pontualmente, aproveitamento) de forma muito mais criteriosa (criar crédito para determinados usos) e, talvez, suportar estágios – por inteiro - nas empresas que aceitem alunos a frequentar cursos de nível II. Incluindo compensação às empresas e aos alunos (neste caso, substituindo-se ao emprego agora impossibilitado).

O acesso precoce destes jovens, já nesta fase (estágios nas empresas) ao sistema da Segurança Social (habilitando esses jovens aos benefícios correspondentes) também poderia ser analisado e financiado pelo Estado (ao invés da atribuição inútil das bolsas).

Considero que é aqui que se deverá centrar o esforço máximo a fazer nos próximos anos. Mesmo que, ganha a primeira aposta e ultrapassada a primeira fase, tudo se possa transferir para o nível seguinte: secundário e formação de nível III. Mas por agora, ainda estaremos longe (talvez 10 anos) disso.

Anónimo disse...

Gostei particularmente deste post do Professor...

Coitadas crianças, sim, mas é por terem pais e um Estado atrasados mentais começando pelo seu maior representante... um PM inginheireiro da desgraça. É cada cavadela cada minhoca... ó valha-nos Santa Teresinha, porque já nem o Menino Jesus teria soluções se aqui estivesse, como diria Medina Carreira...

Pois diz o Sócrates que é com a "remodelação" das nossas escolas que ele está "a combater a crise e a criar postos de trabalho"...

E bi-bó proograma "Gandas Oportunidades" para garantir a certificação da população portuguesa... lol

Aqui (vejam o link):

http://www.youtube.com/watch?v=jZSq-YUmU98

... E mais... ainda vamos a ver se não vamos mesmo saír do Euro... Não, não me estou a referir ao "importantíssimo" Euro 2012... mas sim ao Euro moeda!

Anónimo disse...

Já agora, mais uma adição:

"Seja um engenheiro em 12 aulas práticas":

http://www.youtube.com/watch?v=Nqn3WN0ipPI

PS-1: "Nem Jesus Cristo teria soluções" (para o actual estado do país), foi isto que disse Medina Carreira ao Mário Crespo na SIC:

http://www.youtube.com/watch?v=hWGTFyTKt5Q

PS-2: Provavelmente, continuando assim, sairemos do Euro (moeda) ainda mesmo antes de 2012...

Anónimo disse...

Mas esse "Governo de salvação nacional" também é o mesmo que permite que instituições de crédito continuem a enganar parvos, com máximas deste tipo:

"FACILITE A SUA VIDA E A DA SUA FAMÍLIA…
Tenha sempre dinheiro disponível!!!!
Não espere por amanhã para poder viver melhor... Porque nos dias de hoje ninguém pode viver
sem créditos" (Fonte: "Crediloja")

Mas então onde está o "combate à crise" deste governo "socrático"? No agravamento do endividamento das famílias?

E nas obras públicas megalómanas, campeãs de gigantismo de endiviamento ao exterior? TGV?! Força com ele para a frente... pode ser que assim cheguemos mais depressa à "estação da ruína"!

Sem mais comentários...

Professor disse...

Se analisarmos o que se encontra previsto em "Project Finance" para os próximos tempos, é de assustar qualquer mortal. São biliões de euros a pagar nos próximos 30 anos. Auto-estradas, como Douro Litoral, Túnel do Marão, AE Transmontana, Douro Interior, BAixo Alentejo, Baixo Tejo, AE Centro, Litoral Oeste,5 novos Hospitais, Aeroporto, RAVE e 3.ª travessia do Tejo (cerca de 12,7 biliões de euros), plantaformas logisticas, energias renováveis, barragens hidroelectricas e eólicas.
Espero que haja um milagre!

Anónimo disse...

"Professora suspensa por intimidação e conversas impróprias na sala de aula"

"Uma professora da Escola Básica 2,3 Sá Couto, de Espinho, está suspensa e enfrenta um processo disciplinar depois de ter declarado perante uma turma que duas alunas não eram virgens, e de sugerir represálias em caso de queixa aos pais" (Fonte: SOL)


O problema da (des)Educação do País... talvez só se resolva mesmo com "salas de chuto", máquinas de preservativos nas paredes dos corredores e "salas de sexo"...

"Mamadas" colectivas na turma aos 12 anos? Bater nos professores? Força, "geração rasca". Ou será mais... "pais rascas" ou mesmo um "Governo de salvação muito rasca"?

Anónimo disse...

E agora com as licenças parentais, quando os meninos nascem, uns mamam no pai, depois mamam na mãe!E quem paga é o patrão!