terça-feira, 14 de maio de 2013

COMO INTERPRETAR OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS EM OEIRAS


A prisão de Isaltino Morais foi algo absolutamente inédito a nível nacional. Esta situação foi também caricata e um sinal muito claro de que o nosso regime político chegou a um estado crítico. Pela primeira vez, alguém é condenado a dois anos de prisão efectiva, não tendo qualquer antecedente criminal. Isto é, nunca ter sido condenado, anteriormente.
No que diz respeito ao papel das instituições democráticas, esta situação representa um forte abalo, pois nem nas chamadas “Repúblicas das Bananas” da América Latina se chegou a este ponto.
Não conheço casos semelhantes ao que aconteceu.
A justiça e a política estão de mãos dadas. Vão encontrando os meios necessários para no caso da justiça, encontrar um bode expiatório da sua incompetência e ineficiência, rebuscando, alguns dos seus interventores, as rádios e televisões, como entrevistados e opinantes, ex ou actuais policias da judiciária e no caso da política, proporcionar os meios para o assalto ao poder, em Oeiras, por parte do PSD. Alguém achou que seria uma grande estratégia, determinar a prisão de Isaltino Morais, a cinco meses das eleições. Pois, o tiro está a sair pela culatra, porque os oeirenses não aparam jogos desta natureza. Logo, foi montada uma campanha, à qual o Jornal Correio da Manhã se aliou, dando noticias que não são notícias, especulando para fazer o deleite de alguém. Já nas redes sociais, os falsos perfis se alinham na disseminação de uma campanha que pretendeu levar aos Oeirenses a ideia da confusão. Entre os falsos perfis, temos o Patrão Lopes, o Conde de Oeiras, o Ezequiel Valadas e tantos outros. Como se não se fizesse “Luz” de quem está por detrás destes detractores e desestabilizadores que sempre utilizaram o método de “quadrilha de assalto” para estabelecerem o poder no PSD de Oeiras. E no Meio de tudo isto, temos o sereno Moita Flores, homem livre e de bons costumes.
Tentaram que a imagem de Oeiras fosse prejudicada com a profusão de mentiras e opiniões de alguns militantes do PSD. Aqueles que desde 2005 se colocaram ao lado de Isaltino Morais e que beneficiaram de diversos lugares. Claro, todos eles universitários da Universidade de Verão da JSD. Procuraram que Oeiras fosse alvo de chacota com o programa do Nilton, que até perguntou por uma reunião com um senhor engenheiro. Como se sabem estas coisas? Porque não uma reunião com um senhor doutor? Já no programa “5 para a Meia-Noite”, foi um nojo. Bem podiam ter encomendado uma peça mais feliz do que achincalhar a dignidade das pessoas. Porque, mesmo com razões ou sem elas, quem está privado da sua liberdade, continua a ter que ver respeitada a sua dignidade. Nem Isaltino Morais nem os oeirenses merecem isto.
Também não acredito que os 16% de oeirenses que votaram PSD nas últimas eleições, de 2009, se revejam nesta prática terrorista dos jovens do PSD de Oeiras e que estão, hoje, no poder do partido.
O que é hoje Oeiras deve-se à liderança e iniciativa do Dr. Isaltino Morais e às equipas de técnicos da Câmara, que com ele trabalharam estas últimas três décadas e que ainda, hoje, são o orgulho de todos nós e que, mesmo mal tratados por este governo PSD dão o seu melhor ao serviço de Oeiras e dos Oeirenses.
Já basta ter o governo PSD que temos, quanto mais ter o PSD no governo da Câmara Municipal. Ninguém é masoquista!
Esta atitude do PSD, que é algo em que eu não queria acreditar, reflecte também uma clara inversão dos valores. Para eles, o que é mau é o facto do Dr. Isaltino Morais ter suspendido o seu mandato, depositando toda a confiança no seu Vice-Presidente, Dr. Paulo Vistas.
Ou seja, Isaltino Morais, uma vez mais não nos surpreendeu com a sua nobre atitude. A de um homem bem formado que ama Oeiras e o bem-estar dos Oeirenses.
Ele está connosco e nós estamos com ele. Solidários e Fraternos!
Obrigado e até breve, Presidente Isaltino Morais!

1 comentário:

Helder Marques de Sá disse...

Caro Professor Luís Roldão, sou um apreciador das suas crónicas e da frontalidade que nelas expressa. Sou crítico da governação do Dr. Isaltino Morais, sobretudo a partir de 2008. Tal não me impede de lhe reconhecer Visão, Capacidade e Talento. Mesmo com maiorias absolutas quando eleito em listas do PSD sempre convidou o não ganhadores para se juntarem ao seu projecto. Há quem não entenda que a realidade concelhia é diferente da realidade nacional. Esta é a homenagem que posso prestar ao Dr. Isaltino Morais. Só quem não sabe ou não quer ver é que ignora que a prisão do Presidente eleito da Câmara Municipal de Oeiras tem o dedo (ou as mãos) de Paula Teixeira da Cruz e Luís Marques Mendes. Vejam o que se passou com estas personagens na Universidade Atlãntica/EIA e encontrarão a resposta.