quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CARTA ABERTA - Dr. Alexandre Soares dos Santos

Caro Dr. Alexandre Soares dos Santos,


Que inveja, que eu tenho, da possibilidade, que a lei permite, mudarmos os capitais de um país para o outro, para pagarmos menos impostos ou até não pagarmos, alguns dos impostos que se pagam no país de origem.
Estava eu muito longe de um dia pensar em ser jurista, quando o meu pai me disse: “Olha, filho…as leis não são iguais para todos”.
Eu na minha ignorância de miúdo perguntei: “Pai? As leis não são iguais para todos?”. E o meu pai, prontamente, deu-me um exemplo:
-“ Olha, meu filho…estás a ver, aqui, os bancos do jardim?”. Pois olha, que há uma lei que diz: “É proibido dormir nos bancos dos jardins”.
Continuou a explicação, e disse: “ Já viste alguém, rico, a dormir no banco de um jardim?” "Nem os bêbados, porque esses acabam por ir curtir a bebedeira para o quarto de um hotel."
Bem verdade! A lei não é geral, porque se fosse geral, seria permitido a qualquer cidadão, colocar o seu dinheiro num Banco estrangeiro e, não pagar impostos em Portugal. Mas, se o fizer, e não o declarar, significa que não paga impostos e está a infringir a lei…está a cometer fraude fiscal…
Mal comparado, quando um cidadão singular coloca dinheiro no estrangeiro é o mesmo que dormir num banco do jardim…
Ainda bem que a lei lhe permite dormir, sempre em bons hotéis, porque assim, pode pôr o seu dinheiro onde lhe apetecer, que não infringe a lei, como o fará o bêbado que dormir no banco do jardim.
Nem todos nós podemos beber mais uns copos, sem que sejamos penalizados, pela lei, quando, com uns copos a mais, dormimos num banco, qualquer, no estrangeiro.
Portanto, se a lei lhe permite, a si e a tantos outros, ter a prerrogativa, de beber os bons Whisky`s, que tem nas suas prateleiras, aproveite, que nós, cá ficaremos e contentamo-nos com um tinto carrascão.

Sem comentários: